VOCÊ SABE O QUE É SUPERDOTAÇÃO?



A partir da caracterização de Renzulli (2004) os comportamentos superdotados abrangem um determinado grupo, em determinado momento e em certas circunstâncias. O autor também cita que as habilidades superiores podem ser categorizadas em superdotação escolar/acadêmica e superdotação produtivo-criativa.


Na superdotação exibem notas acima da média, destacando-se normalmente nas disciplinas escolares, evidenciando certas aptidões acadêmicas, como, por exemplo, concentração, agilidade na aprendizagem, boa memória e motivação pelas matérias de seu interesse (Renzulli, 1986). Crianças com esse perfil podem ser identificadas por testes de QI, porém Virgolim (2014) lembra que um elevado QI não garante uma realização pessoal e um desenvolvimento acadêmico exemplar em todas as áreas do conhecimento, como muitos ainda acreditam.


Na superdotação produtivo-criativa, enfatiza-se o pensamento de forma integrada e orientada para a resolução de problemas reais, sobressaindo-se em situações de seu interesse e situações que propõem desafios (Renzulli, 1986). A criança demonstra originalidade, imaginação e capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora. Assim, a observação dessa habilidade ocorre pela expressão de traços originais ou criativos no fazer e/ou no pensar, isto é, ações ou ideias que recebem um novo significado (Alencar & Fleith, 2001).


Caso você observe esses traços em uma criança, adolescente ou adulto, é importante que busque o auxílio especializado para uma avaliação qualificada.


Cabe lembrar que os direitos da criança e do adolescente superdotado esta presente nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional por meio da lei LEI Nº 13.234, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015, sendo fundamental que nossa sociedade conheça esse perfil.

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest