CHISTES: EXPRESSÃO DO INCONSCIENTE



O chiste é, por meio do humor, uma forma de manifestação inconsciente, assim como os sonhos e os atos falhos. Segundo Freud (1995), o chiste deixa escapar inopinadamente a verdade, ou seja, desmascara a opinião do sujeito sem que este perceba. Logo, uma brincadeira despretensiosa pode revelar, muitas vezes, uma verdade profunda, abrindo passagem para que o recalcado emerja naquele momento. Desvela-se com isso um desejo sem que tenhamos que sofrer a tão famigerada angústia neurótica.


Além disso, Freud (1995) aponta que alguns tipos de chistes expressam a dificuldade do sujeito em lidar com a sua própria agressividade. Nesse modo de funcionamento, o sujeito direciona sua agressividade através de vias tortuosas buscando a liberação dessa energia canalizada. Por exemplo, muitas vezes sentimos raiva de alguma situação e por meio de uma ‘brincadeirinha’ expressamos essa raiva.


Para que o chiste se realize é preciso de três elementos: o autor, a quem o chiste se direciona/se refere e a pessoa que escuta. O sujeito a quem se direciona o chiste não consegue rir dele, pois foi o objeto a quem a agressividade primitiva foi direcionada.


Freud (1995) deixou portas abertas quando abordou em seus escritos os tabus, os preconceitos e nossos desejos mais primitivos em uma sociedade patriarcal e normativa. Infelizmente, até hoje a sociedade não é receptiva para as questões tratadas há mais de 100 anos pelo criador da Psicanálise.


Logo, compreende-se que o politicamente correto emerge como via resistência e também de conter essa agressividade direcionada a um objeto, afinal, como já aponta Freud (1995), uma brincadeirinha nunca é apenas uma brincadeira, ela revela nossos desejos mais profundos que, por vezes, beiram a aniquilação da diferença.




REFERÊNCIA

FREUD, Sigmund. Os Chistes e sua relação com o inconsciente. In: Edição Standard Brasileira das Obras completas de Sigmund Freud V 8. RJ. Imago Editora, 1995.


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest